domingo, 13 de setembro de 2009

Teníase - Platelminto




O que é:
A teníase é uma doença causada pela fase adulta de um verme chamado tênia (taenia solium e taenia saginata) quando esta se aloja no intestino humano através de se alimentar de derivados de porco e boi mal cozidos que contenham cistos do verme. Estes cistos formam a popular solitária que pode chegar a três metros de comprimento dentro do organismo humano. Os ovos liberados pelas fezes contaminam o solo e a água que transmite aos animais e esses passam para o homem.

Sintomas:
A verminose por muitas vezes não se manifesta, porém pode apresentar alterações do apetite, diarréia, enjôo, insônia, perda de peso, irritação, dor abdominal, fadiga e fraqueza.

Prevenção:
Para prevenir esta verminose é importante que se lave bem as mãos ao utilizar o banheiro, ao preparar carnes, ao preparar as carnes e congelá-las (-15º por 3 dias) antes do consumo para que se por acaso houver o verme nesta, ele possa ser morto.

Tratamento
O tratamento consiste na ingestão de um anti-helmíntico associado ou não a vermicidas. Para o tratamento caseiro utiliza-se até hoje o chá de sementes de abóbora.

Bibliografia:



Data: Domingo, 13 de setembro

Um comentário:

  1. Atenção as regras de escrita do nome científico.
    Escrevam com as palavras de vocês.
    Nota: P

    ResponderExcluir